Hugo Jerônimo Ponte: Experiência e expertise técnica na Conenge-SC 

A trajetória de Hugo Jerônimo Ponte na Conenge-SC é sobre evolução contínua, o impacto do comprometimento a longo prazo e a lealdade em ambos os lados. Ao longo de uma década de parceria onde, segundo ele, “Na Conenge-SC você tem abertura para explorar e se desenvolver em muitas frentes havendo proatividade, compromisso e resiliência, a empresa vai conceder essas oportunidades”. 

As Raízes da Transformação 

Hugo buscou algo mais desafiador do que o mercado tradicional após se formar em Engenharia Mecânica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mesmo com uma formação sólida e experiência de estágio em grandes empresas, trabalhando com desenvolvimento de produto, setor automotivo e máquinas agrícolas, ele buscou expandir sua área de atuação. Na Conenge-SC, Hugo adentrou um segmento novo: montagem industrial e construção civil. 

Na Conenge-SC encontrou uma plataforma para se desenvolver em frentes variadas, além da possibilidade de contribuir para o crescimento da empresa em diversos setores. A perspectiva de trabalhar em um ambiente que oferecia um campo de abrangência mais vasto do que ele já conhecera até então, especialmente em comparação com o setor mais verticalizado, foi um motivador. 
Hugo entrou na empresa em 2014, compartilhando seu compromisso com a boa engenharia

Ouvir mais do que falar 

“Nesses dez anos eu pude conhecer muita gente e trocar experiências. Pode não ter sido uma troca justa, porque quando somos jovens ouvimos mais do que falamos, mas poder conviver com profissionais de vasta experiência tem de ser aproveitado”, comenta. 

Ao entrar em uma empresa logo após se formar, engenheiros costumam ter muito conhecimento teórico, mas olham para os mais experientes buscando os fundamentos importantes de quem já fez acontecer. “Isso ajuda por que, por exemplo, eu poderia ter um domínio maior de informática, em sistemas, e sabia aonde ir atrás de uma informação mas não tinha conhecimento de vivência em obra”, disse, “Na Conenge-SC tive oportunidade de conhecer e aprender com colegas que trabalharam nos projetos mais variados, desde obras mais pontuais até grandes empreendimentos, muitos com mais tempo de carreira do que eu de vida, e sou extremamente grato por ter conhecido essas pessoas”. 

 Ao longo desses 10 anos, Hugo transitou por diversas áreas. Em 2014 entrou como trainee, e de 2015 até 2017 atuou principalmente como Engenheiro de Orçamentos, Planejamento e Controle. 

 “Trabalhei com uma equipe muito boa, a maior parte com bastante experiência. Eu sendo o mais jovem ali, tanto em idade quanto em carreira profissional, foi fundamental nesse período estar com essas pessoas para aprender” 

Ano Transformador: 2017 e o Impacto do SGI 

Em 2017 a empresa enfrentou o duplo desafio de implementar um novo sistema de gestão e dar início a uma obra importante. Foi neste período que Hugo contribuiu com a transformação digital integrando os processos de orçamento ao de compras, financeiro até a contabilidade, reforçando na Conenge-SC o Sistema de Gestão Integrado (SGI).  

Hugo assumiu uma posição de liderança relacionadas a área de SGI dentro da empresa. Suas responsabilidades incluem a gestão do planejamento estratégico e a coordenação efetiva do sistema, implicando um envolvimento direto tanto na parte comercial, quanto nas operações. 

Envolvido na parte comercial, na elaboração de propostas comerciais e na coordenação das operações relacionadas ao SGI, contribui atualmente desde o planejamento preliminar das obras, manutenção das certificações ISO como também como facilitador na definição das interfaces entre a estrutura corporativa e as obras. “Como engenheiro de formação, o que mais me motiva é poder ajudar na resolução dos problemas… Ouvir todas as partes, buscar entender a causa dos problemas e propor alternativas de solução é o que me impulsiona no dia a dia.” 

E o SGI? 

A implementação do SGI visa a padronização de processos dentro da empresa, estabelecendo operações claras e rotinas para os colaboradores, fundamental para garantir a eficiência, qualidade e conformidade regulatória. 

Essa implementação não é um processo estático, faz parte de um ciclo de melhoria contínua. Adaptações e ajustes garantem que o sistema permaneça eficaz mesmo com grandes mudanças. 

Fundamental para a estratégia operacional e comercial da Conenge-SC, Hugo desempenha papel central neste movimento. O foco em estabelecer processos padronizados, incentivar a melhoria contínua e manter altos padrões de qualidade, saúde e segurança são alguns dos muitos motivos que cimentam a importância do SGI para a competitividade e sustentabilidade da empresa. 

Evolução e Diversificação 

Nos anos que se seguiram, a Conenge-SC e Hugo enfrentaram ciclos de altos e baixos característicos da indústria. Hoje, a empresa tem uma organização robusta e procedimentos bem definidos, evoluindo de uma estrutura que, conforme lembrado por Hugo, já foi semelhante à atual, mas menos organizada. Este progresso pode ser atribuído em parte ao cumprimento da visão estratégica da Direção, visando a melhoria contínua do SGI associada a transformação digital da empresa. 

“Foi um trabalho multidisciplinar, que envolveu não só a parte comercial, como a de engenharia, equipe de obras… Abordando desde questões de contabilidade, QSMS, departamento pessoal, suprimentos. Mas, a partir dessa organização temos conseguido crescer e expandir ainda mais a empresa”. 

O desafio desde 2017, com as reestruturações e até transformações de departamentos inteiros, como Comercial e Planejamento, a implementação de sistemas e procedimentos de TI, foi um desafio que rendeu muitos resultados positivos. 

Olhando para o Futuro 

Ao projetar o futuro, Hugo não deixa de lado as lições do passado. Atualmente, mantém a postura de “ouvir mais do que falar”, porém, já incorporou os aprendizados valiosos que só a experiência pode trazer. Neste momento, ele já começa a assumir o papel de guia, preparando-se para orientar os colaboradores mais jovens na empresa, tal como foi orientado ao longo desses anos.  

“É fundamental a perseguição do sincronismo organizacional na empresa, e para isso contamos com ações voltadas a melhorias não somente de ferramentas e processos, como também na capacitação e envolvimento das pessoas que formam a Conenge-SC.” 

Compartilhe essa publicação

Outras publicações

Blog

6 de novembro de 2024

Construção Modular: O Futuro das Obras Rápidas e Eficientes 

Blog

27 de setembro de 2024

Selo LEED: Benefícios e Importância nas Certificações de Engenharia

Blog

28 de agosto de 2024

A Trajetória de Jalbas Berto da Silveira e a Evolução da Conenge-SC: Lealdade e Sucesso